em Notícias

Doutor em Medicina da Educação Física e do Esporte, professor de educação física infantil Francisco Rosa Neto trouxe para o III Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional uma abordagem sobre dispraxia, condição na qual o cérebro tem dificuldade para planejar e coordenar os movimentos do corpo, enfatizando o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC).

O professor da Universidade do Estado de Santa Catarina afirmou que, na grande maioria dos casos, os transtornos são identificados tardiamente, afetando o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Destacou que esses transtornos devem ser trabalhados de uma forma holística e por meio de equipes multidisciplinares, compostas por médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, educadores físicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Afirmou que dispraxia envolve todos os componentes neurológicos, psicológicos, emocionais, pedagógicos e motores, portanto a relevância do tratamento para o desenvolvimento neuropsicomotor, que deve abordar aspectos sociais, posturais, de linguagem e movimentos, com ilustrações e métodos de avaliação e intervenção.

O professor da Universidade do Estado de Santa Catarina também falou sobre o Laboratório de Desenvolvimento Humano – LADEHU que vem realizando pesquisas com objetivo de promover o desenvolvimento humano, dentro de um enfoque biopsicossocial, com ênfase na abordagem multiprofissional e interdisciplinar, priorizando a prevenção dos distúrbios do desenvolvimento.

Baseado no tripé ensino-pesquisa-extensão, o LADEHU desenvolve as seguintes linhas de pesquisa: avaliação e intervenção neuropsicomotora do lactente, avaliação e intervenção motora na educação infantil, ensino fundamental e educação especial, atividade física e gerontomotricidade (terceira idade) e aptidão física.

Postagens Recentes
Mostrando 2 comentários
  • Rosenilda zimermann
    Responder

    Muito bom o congresso o conhecimento que aprendemos fica para sempre em nossas vidas onde que é que formos .

  • Micheli
    Responder

    O congresso foi sensacional!

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

ACESSE A ÁREA DE EMISSÃO DO CERTIFICADO

angle-double-right
angle-double-left